Criação do Museu de Arte Sacra. A religiosidade do povo amapaense é umfato incontestável. Porém, apesar do Círio de Nazaré estar enraizado na cultura local, não existe um lugar apropriado para exposição de artes sacras.
Obviamente o Amapá não foi um produtor renascentista, barroco ou de qualquer fase artística, no entanto, possui artefatos locais criados em madeira e argila querepresentam pequenas comunidades. Além disso, a arte sacra não se resume a presunção de produção artística própria, fosse assim, o Museu de Londres não teria múmias expostas, tampouco o MASP teria quadros de Dali em seu acervo.
Arte Sacra, como qualquer tipo de arte, contempla umconjunto de elementos de referência complementar. Não se trata de um espaço católico, mas um local que retrata a referência de arte religiosa. Tal espaçopoderia apresentar maquetes de grandes templos religiosos, réplicas de estátuas consagradas em madeira ou argila, e outros elementos representativos congêneres.
Tal material poderia ser reproduzido por artistas locais, que teriam acesso acultura sacra para através de sua arte reproduzi-la com fidelidade. Isso potencializaria a maquetaria, os escultores e pintores do Amapá, num trabalho único de criação iconográfica de arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário