Mudança de paradigma na rede pública de ensino estadual. O Governo e aeterna preocupação com índices. Às vezes somente índices. Quantidade de vagas criadas através da construção ou ampliação de novas salas e escolas, números de crianças matriculadas, números da evasão escolar, quantidade de alunos aprovados para a sérieseguinte, números, números, números.
Obviamente índices são pertinentes, mas educação não é quantidade de salas e alunos, mas qualidade das aulas e aprendizado do aluno, que depende da formação e qualificação contínua dos professores, aparelhamento e manutenção digna das instituições de ensino, multiplicidade dos conhecimentos gerais oferecidos à população estudantil, alimentação balanceada de qualidade, acompanhamento psico-pedagógico, atividades paradidáticas e disciplina escolar. Baseado nas disposições gerais da LDB da Educação de 1996, seria pertinente oferecer de forma complementar, disciplinas que auxiliem o aluno em seu desenvolvimento psíquico, empreendedor, cívico, ético, moral e cultural.
A expressão e a integração social não se dão somente através da língua, mas através dos gestos e comportamentos, afinal, como já afirma o livro, o corpo fala. Artes cênicas e musicais trabalham esse aspecto. Reconhecer a própria identidade, identificar seus direitos, deveres e limites, além de participar ativamente da política, precisam ser desenvolvido nas pessoas desde criança.
E a nova família já não consegue mais suprir seus filhos, em virtude do ritmo acelerado da sociedade atual e do frenesi da auto-sustentação . E a grande maioria dos alunos da rede pública vem de famílias de baixa renda, que precisam se desdobrar e abandonar ainda mais seus filhos a mercê da sorte que não existe, do estado cada vez mais falido e da criminalidade aliciadora da vida de consumo fácil. Ensinar alunos a empreender é formar futuros empresários geradores de emprego. Ensinar direitos e deveres aos alunos é formar adultos capazes de discernir sobre o que são favores políticos de aliciamento e o que são ações governamentais de obrigação.
Desenvolver raciocínio lógico e ampliar o vocabulário dos alunos, assim como, ajudá-los na prática diária da tolerância e convivência social, minimizam outros índices. Os índices da criminalidade, da saúde pública, do desemprego, da inadimplência...
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