terça-feira, 31 de julho de 2007

Infra-estrutura - Água Tratada e Esgoto.


Produzir água parece que o Estado já sabe. O que parece que ainda não aprendeu é como distribuí-la sem perdas, com pressão, continuidade, mas principalmente, com abrangência.

Esgoto não preciso nem comentar, até porque mau recolhe e o que recolhe vai para o grande Amazonas sem nenhum tratamento.

Afinal o Amazonas é grande mesmo e segundo uma frase local, só deve ser jogado no rio aqui que o peixe come. Assim sendo, esgoto é considerado alimento por aqui.

Qual a porcentagem de esgoto recolhido na cidade de Macapá, única cidade com esse tipo de saneamento? Pense nesse número em relação ao estado. E tratamento então? Existe alguma porcentagem a ser analisada?

Por isso as empresas de limpa fossa são um segmento de serviços forte nas principais cidades, digo Macapá e Santana. Isso em locais onde existe fossa e os desejos não são jogados diretamente em áreas alagadas ou canais.

Para lograr-se de Estado mais conservado da Federação e seguidor dos preceitos da Eco 92, alguns conceitos precisam ser repensados pelos gestores públicos, que parecem gostar de citar a pauta ambiental internacional, mas desconhecem o próprio quintal.

Nenhum comentário: