terça-feira, 31 de julho de 2007

Educação - Merenda Escolar e Saúde Assistida

Merenda balanceada, com vitaminas, proteínas, sais minerais, ferro, cálcio e fibras, definida por Nutricionistas seria uma excelente obrigação governamental, qualquer que seja a opção alimentar adotada, ou seja, merenda regional ou produtos industrializados, tanto faz, desde que assistidas efetivamente por um agente de nutrição devidamente formado.

A escola tem a obrigação de oferecer uma alimentação de qualidade, principalmente para suprir as deficiências nutricionais que afligem grande parte da população e em especial, aqueles oriundos de famílias efetivamente em situação de vulnerabilidade social que não conseguem muitas vezes nem oferecer alimento aos filhos.

Desenvolver nos alunos o hábito de higiene pessoal antes da merenda e a escovação dos dentes ao seu término, seria uma boa prática educativa e um ponto de minimização de enfermidades para ser tratar em postos de saúde e hospitais. Dotar as escolas com visitas programadas de médicos e dentistas para realizarem acompanhamento de saúde e situação dentária dos alunos. Utilizar o Laboratório Central do Estado para análises sangüíneas com vistas a uma amostragem de desnutrição e anemia dos alunos.

Nenhum comentário: