terça-feira, 31 de julho de 2007

Cultura Desporto e Lazer - Praças e Jardins

Criação e Revitalização de Praças e Jardins. O Amapá ainda possui umvínculo muito forte com a socialização de seus munícipes em praças elogradouros públicos. No entanto tais ambientes de integração precisam demelhor definição urbanística - principalmente no atendimento de portadores denecessidades especiais, maior preocupação na implantação e preservaçãopaisagística e aparelhamento diversificado para suprir algumas necessidadesbásicas especiais.

Não sei qual a responsabilidade que pode ser atribuída ao Estado como agente desses espaços, pois cabe as Prefeituras tal responsabilidade institucional. Mas se possível for intervir:

  • Banheiros públicos commanutenção de higienização constante.
  • Caixas coletoras de lixo com ênfasereal para coleta seletiva.
  • Postos de serviços (coletores de correio,telefones públicos) e quiosques de alimentação, todos temáticos.
  • Areas dedescanso cobertas da chuva e forte incidência solar.

Caracterização ambiental que diferencie as diversas praças. Interessante pensar em praçastemáticas que além de despertarem os olhos para algum tipo de informaçãorelevante, valorizem a cidade, potencializem o turismo interno e quem sabedespertem o interesse turístico externo. Praças efetivamente diferentes.

Criação de praças dedicadas prioritariamente – porém não exclusivas - paraportadores de necessidade especiais. "Praças dos sentidos", onde portadores possam caminhar por entre vários elementos construtivos, tocar diferentes plantas, sentir aromas, ouvir sons. Essa idéia já está em prática em locais que efetivamente respeitem os portadores de necessidades especiais.

Nenhum comentário: